- Home
- Rota das Elevações Sagradas
Rota das
Elevações Sagradas
Vila Nova de Foz Côa integra a Rota das Elevações Sagradas no Alto Douro Vinhateiro, que pretende mostrar um percurso de paisagens deslumbrantes da Região do Alto Douro Vinhateiro, a partir dos montes coroados por capelas.No concelho de Vila Nova de Foz Côa encontra quatro pontos desta Rota que envolve oito municípios. Descubra os monumentos e maravilhe-se com o panorama em redor, onde encontra diferentes elevações e cores naturais, encostas íngremes, vinhedos e povoações.
Capela do Arcanjo São Gabriel / Miradouro de São Gabriel
Castelo Melhor/ Vila Nova de Foz Côa
Datada de 1950, a capela do Arcanjo São Gabriel foi doada por Maria Vitória Albuquerque Soares. Ali terá existido um primitivo templo, local de romaria, pedindo-se ao Anjo São Gabriel a proteção contra as trovoadas, as maleitas e as más colheitas.
A capela encontra-se fora da freguesia, e é visível no tipo do Monte de São Gabriel, a cerca de 550 m de altitude, em zona de interesse paisagístico, de onde se descobrem extensos horizontes que abrangem terras de vários distritos portugueses e até espanhóis.
Neste templo, o interior é iluminado por uma fresta rasgada na fachada lateral esquerda, no corpo da capela-mor e pelas janelas da fachada principal. Tal como as fachadas, o interior está rebocado e pintado de branco, com pavimento cerâmico e teto em laje de betão. O retábulo-mor de madeira é pintado de branco, azul e dourado. Na envolvente encontra-se um nicho assente num afloramento rochoso, dedicado a Nossa Senhora do Carmo e ainda uma cruz latina de granito sobre uma rocha e, em zona mais baixa, uma área com equipamento de xisto de apoio a merendas.
A romaria a São Gabriel decorre anualmente na segunda-feira de Pascoela, imediatamente a seguir ao Domingo de Páscoa.

Capela de Santa Bárbara / Miradouro de Santa Bárbara
Mós / Vila Nova de Foz Côa
Na coroa do Monte de Santa Bárbara, a 423 metros de altitude, a capela de Santa Bárbara foi construída no séc. XVIII. As suas paredes são irregulares, caiadas de branco, e com uma única porta de acesso e entrada de luz. O interior é rebocado e pintado de branco, com pavimento cerâmico e teto em laje de betão em masseira. O retábulo-mor de madeira está pintado de branco, azul e dourado, sobre um degrau. Ao centro, a cruz latina terminada em folha de trevo, dourada. No nicho central está a imagem da padroeira.
Dali avista-se uma vasta paisagem de grande beleza, marcada pelas águas do Rio Douro ladeadas por grandes hectares de vinhedos, amendoais, vegetação agreste e rochosa, que povoam as encostas acentuadas do Alto Douro Vinhateiro. Nos pontos altos, descobrem-se várias povoações, entre elas, a povoação de Mós, na encosta de Sudoeste, e a Capela de São Martinho / Miradouro de São Martinho, no topo do monte a Noroeste.

Capela da Senhora do Viso/ Miradouro da Senhora do Viso
Custóias/ Vila Nova de Foz Côa
Arquitetura religiosa, de origem antiga, reconstruída no séc. 19. Capela de planta longitudinal composta por nave e capela-mor mais estreita, com cobertura homogénea a duas águas, iluminada por pequena fresta retangular rasgada na fachada lateral direita. Fachada principal em empena truncada por sineira, sem sino, em arco de volta perfeita, e rasgada por portal em arco de volta perfeita, de granito. Fachadas simples, rebocadas e pintadas de branco, terminadas em cornija de betão sobreposta por beiral. Interior com púlpito e arco triunfal de volta perfeita de granito, parede testeira com nicho de pedra de planta concava.

Capela de São Martinho / Miradouro de São Martinho
Seixas / Vila Nova de Foz Côa
Arquitectura religiosa, vernácula. Capela novecentista de planta longitudinal simples com cobertura de duas águas, iluminada por pequenos postigos rasgados na fachada principal. Esta remata em empena coroada por cruz latina no vértice, rasgada por portal de verga recta. Interior com retábulo-mor muito simples, atípico, de madeira, de planta recta e três eixos.

